sábado, 26 de abril de 2008

História tradicional - Touro Azul

O Touro Azul


Há muitos anos, num país longínquo onde só entra a fantasia DE QUEM CONSEGUE SONHAR, vivia a Carina, uma menina de oito anos de idade.
Vivia feliz com os seus pais, uma mãe calorosa e um pai dedicado.
A mãe da Carina adoeceu gravemente e acabou por falecer lentamente, como uma folha que cai da árvore, no Outono.
O pai, voltou a casar e como era um guerreiro afamado, partiu em defesa do seu reino.
Carina, a pobre criança ficou durante muitos dias deitada, sofria em silêncio.


O tempo passou, a Carina crescia esperando o regresso do seu pai.

Não tinha direito a frequentar uma escola, a malvada da madrasta, obrigava-a todos os dias a ir guardar a manada das vacas para o prado.

Um dia, à hora da merenda, a menina quando abriu o talego de pano, verificou que apenas tinha pão com bolor. Voltou a fechar o saco, encostou-se ao tronco da cerejeira e chorou, chorou a morte da mãe, a partida do pai e chorou a sua má sorte…adormeceu. Ao acordar, viu um touro, forte, austero, um animal de grande porte. Esfregou os olhos, talvez fosse um sonho…mas não era, à sua frente estava um animal diferente, um TOURO AZUL.

A sua primeira reacção foi de medo, tentou subir o tronco da cerejeira. Ficou depois assustada, quando ouviu a voz rouca, distante, daquele animal:

-Não temas, eu sou inofensivo…vem para a minha beira, preciso sentir calor humano.

Caria hesitou, temendo que o pior estivesse para chegar, depois, lentamente foi-se aproximando, tocou levemente o peito do animal, estava soado e quente.

- Olha Carina, sei que tens andando mal alimentada, mete os teus dedinhos na minha orelha direita e retira uma toalha com cuidado.

A menina, esfomeada, obedeceu ao animal que lhe falava.
Retirou uma magnífica toalha branca, estendeu à sombra da árvore e saciou a fome e a sede, vendo-se perante inúmeras e volumosas iguarias.

A menina pouco a pouco foi conhecendo melhor aquele animal, parecia-lhe um amigo, alguém em quem poderia confiar.

A Primavera aproximava-se, os campos estavam cobertos de muitas e coloridas flores, apetecia passear pelo prado e desabafar com aquela criatura que não era humana, mas, lhe era tão querida. Num desses passeios, o TOURO AZUL, convidou a Carina para partir com ele para uma grande viagem.
Carina voltou a recear, partir com um amigo é bom, mas, aquele amigo era tão estranho…depois de muito pensar, acabou por aceitar o convite, não tinha muito a perder…via-se sem família e sem amigos.

O dia da partida chegou, subiu para o dorso do touro e caminharam em silêncio, durante horas.
O caminho era desconhecido, parecia abrirem-se estradas que até ali estavam na escuridão. Por momentos Carina fechou os olhos e recordou a sua infância, viu a mãe sorrir e incentivá-la para aquela viagem…quando o fim da tarde se aproximava, Carina ouviu o Touro Azul quebrando o silêncio:
- Carina, vamos passar agora pelo pomar das maçãs de prata, tem muito cuidado, de cada maçã que cair, sairá um felino esfomeado.

Caminharam pelo pomar, Carina ia muito quieta, temendo a queda de alguma maçã e isso acabou por acontecer…caíram duas maçãs vermelhas e de cada uma saiu um leão, ferozes e rápidos nos seus movimentos. O TOURO AZUL lutou até à exaustão e acabou vencendo os terríveis animais.
Quase sem fôlego para falar o TOURO AZUL, pediu à menina que tirasse da sua orelha esquerda, um bálsamo milagroso.
O TOURO AZUL descansou, melhorou e continuaram a viagem…
Durante horas a menina e o touro desbravaram as silvas do caminho e continuaram seu caminho, por fim o TOURO AZUL, voltou a avisar a menina:
Falta-nos passar pelo pomar das maçãs de oiro, de cada maçã que cair, sairá um monstro com três cabeças…

A menina viveu momentos de grande susto, caíram três maçãs, de cada maçã saiu um monstro de três cabeças e os três monstros tentavam matar o touro e depois chegariam à Carina.A luta foi muito acesa, os coices, as dentadas, as garras, magoavam e feriam tentando a morte do adversário. O TOURO conseguiu matar um a um, dos três temíveis monstros.
Ali ficaram uns dias até que o touro estivesse em condições de prosseguir a sua viagem.


Ao longe, avistaram um grande palácio dourado, todo cercado de um jardim florido, o touro pediu à menina que fosse bater ao portão do palácio e por lá ficasse a trabalhar, a Carina não queria abandonar o seu único amigo, mas acabou por mais uma vez lhe obedecer.
Trabalhou durante vários anos naquele palácio, tratava as galinhas, recolhia os ovos e varria o jardim.
Um dia, a cozinheira do palácio adoeceu, a Carina foi substitui-la.
Uma manhã foi finalmente conhecer o príncipe, dono daquele magnífico palácio.

Subiu as escadas de madeira, nervosa, era agora uma bonita mulher, tinha os cabelos louros, os caracóis caiam-lhe nos ombros, o seu rosto mostrava um sorriso bonito.

Entrou no quarto, o príncipe estava de pé, frente à janela, era um rapaz corpulento, parecia distante…
Carina colocou o tabuleiro na mesa rectangular e preparava-se para sair, quando ouviu uma voz rouca, que lhe pareceu bastante familiar:
-Espera, quero que me conheças.

A menina fixou os olhos no príncipe, olhou a cicatriz do seu rosto e disse quase em surdina:

-Impossível…és o meu amigo Touro Azul.

O príncipe sorriu e disse:
- Sim, sou eu e foste tu, com a tua bondade, o teu carinho humano, que me tirou o encantamento que eu tinha desde bebé. Hoje, volteia ser um homem, porque uma menina acreditou na minha amizade.

A Carina correu e sem hesitar abraçou o TOURO AZUL.


O tempo passou, Carina era agora noiva do Príncipe Encantado, o seu pai regressara da guerra e …para a história acabar em bem, casaram, viveram felizes para sempre naquele reino onde só podem entrar OS QUE CONSEGUEM SONHAR…

Foi esta a história que mecontou a minha avó eque eu passei a palavras escritas no papel

Recolha feita quando tiha 6/7 anos,adaptada em 2006 por Margarida Monge

14 comentários:

FILOMENA MARIA MACHADO PINTO SERAFIM disse...

Também já espreitei o teu blog!
Há momentos na nossa vida, em que essas palavras são essenciais e nos permitem voar...
E quantas vezes não precisamos de voar?!
Já sei da mensagem do passarinho. Óptimo, tu mereces!!!
Bjs
Mena

Unknown disse...

o touro azul... vão muitos anos que me contaste esta bela história...obrigada...Cláudia

Anónimo disse...

OI CLAUDIA E MEU PAI SEMPRE CONTOU ESTA HISTÓRIA (SÓ QUE O NOME) ERA (O TOURO AZUL E MARIA CARA DE PAU)MÁZ PARABENS GOSTEI MUITO ABRAÇO.

Daysa disse...

Nossa eu cresci ouvindo essa história!
Minha avó sempre me contava mas a versão dela se chama "A branca de neve e o Touro azul!me parece uma mescla entre as histórias!e a menina e obrigada a matar o touro!

você é descendente de portugueses?

Anónimo disse...

Obrigada... a minha avó contava-me esta história entre muitas outras... nunca consegui por no papel pois cada vez que ela contava acrescentava sempre mais "um ponto ao conto". Falei dela hoje ao meu filho mais velho e fiquei cheia de pena de não lha puder contar... Mais uma vez muito obrigado. Feliz Natal e um bom Ano Novo.
Dora Pires

Anónimo disse...

O meu falecido pai contava me esta história em miudo mas um pouco mais sintetizada.
Tou bastante emocionado.
Obrigado pela partilha

Anónimo disse...

sa historia ja ouvi varias vesez por meu pai meus avos linda !!tenho uma neta que adora ouvir historias mais eu não sei contar vou imprimir e contar pra ela obrigada

Raquel disse...

A minha avó contava-me esta história ao deitar...vezes e vezes sem conta. Entretanto ela esqueceu-se dela e nunca a consegui escrever. O meu muito obrigada pela partilha.

Anónimo disse...

A minha avó também me contou esta história e outras tantas quando eu era pequena. As três maçazinhas de oiro, etc.. Muitas e muitas vezes, porque eu adorava! O meu pai andou a gravá-las todas e esteve a passá-las para o papel!
Engraçado... :)

Liliane Pina disse...

A minha avó contava-me esta história para eu dormir, eu e a minha mae ainda há pouco estavamos a lamentar por já nao a recordarmos e não a conseguirmos contar...MUITO OBRIGADA por a recordares e partilhares com aqueles que cresceram a ouvi-la.

Unknown disse...

Nossa procurei esta história a muito tempo minha vó morreu faz 7 anos todos dizem que la conta esta história aos meus tios e para minha mãe .Agora terei a oportunidade de reconta-lá aos meus primos mais novos

Anónimo disse...

Que legal,minha mãe me contava essa história quando eu era criança e agora conta para minha filha, que bom saber que muita gente também conhece e gosta dela.

Obrigada poe postar!!!

Mima disse...

Meu pai era do interior de Pernambuco e também contava aos filhos esta historia. Muito boa postagem!!

Unknown disse...

Obrigada por postar essa historinha...minha irmã e minha mãe sempre contavam ela a noite, e hoje eu conto�� aos meus filhos eles gostam bastante